Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

IGREJA CATÓLICA CONTESTA LEI BRITÂNICA PARA ADOÇÃO POR GAYS

Por Kate Kelland
LONDRES (Reuters) - O principal cardeal católico da Grã-Bretanha disse na terça-feira que a Igreja pode fechar suas agências de adoção se o governo insistir que elas devam destinar crianças à adoção por casais homossexuais.
O arcebispo de Westminster, cardeal Cormac Murphy-O'Connor, escreveu carta aberta ao primeiro-ministro Tony Blair pedindo a ele que isente as agências católicas de adoção da nova legislação anti-discriminação, pois do contrário haverá menos chances de ajudar as cerca de 4.000 crianças que aguardam adoção em toda a Grã-Bretanha.
O cardeal afirmou que a Igreja Católica da Inglaterra e de Gales, comandada por ele, teria "sérias dificuldades" em aderir à lei, que entra em vigor em abril e proíbe a discriminação com base na orientação sexual.
"Acreditamos que seria uma discriminação não-razoável, desnecessária e injusta contra os católicos se o governo insistir que, se desejam continuar trabalhando com as autoridades, as agências católicas de adoção devem agir contra o ensinamento da Igreja e suas próprias consciências", escreveu o cardeal.
O fechamento dos serviços católicos de adoção, acrescentou, seria "uma tragédia desnecessária".
Ativistas homossexuais cristãos acusaram o cardeal de ceder à pressão do Vaticano e de fazer ameaças. "O Vaticano está ampliando sua pressão aqui na sua guerra contra o povo gay", disse o reverendo Martin Reynolds, porta-voz do Movimento Cristão Gay e Lésbico.
"Estamos horrorizados pelo fato de a Igreja Católica aparentemente estar fazendo o governo de refém. Eles obviamente não estão colocando os interesses dessas crianças em primeiro lugar", afirmou.
A Lei da Igualdade proíbe a discriminação no fornecimento de produtos, instalações e serviços com base na orientação sexual.
O ministro britânico Charles Falconer disse à rádio BBC que é difícil conceber isenções na lei. "Se assumimos a opinião de que como sociedade não devemos discriminar homossexuais, não se podem dar exclusões a pessoas com base em que sua religião ou sua raça digam 'não concordamos com isso"'.
As 12 agências católicas de adoção na Inglaterra e em Gales lidam com cerca de um terço das adoções voluntárias nessas regiões.

extraido de:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1430947-5602,00-IGREJA+CATOLICA+CONTESTA+LEI+BRITANICA+PARA+ADOCAO+POR+GAYS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário