Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Após votação do STF que descriminalizou aborto de anencéfalos, lideranças cristãs se manifestaram lamentando decisão

Após votação do STF que descriminalizou aborto de anencéfalos, lideranças cristãs se manifestaram lamentando decisão
Com a liberação por parte do Supremo Tribunal Federal da antecipação terapêutica do parto de fetos anencéfalos, setores da sociedade contrários ao aborto se manifestaram em protesto contra a decisão.
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota lamentando a decisão, classificando-a de antiética: “Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!”
O pastor e deputado Marco Feliciano se pronunciou no Twitter afirmando que vai propor ações para a derrubada da decisão: “Existe uma única forma de reverter. Apontarei o caminho dentro da legalidade legislativa e se todos entenderem e apoiarem talvez consigamos acabar com o ativismo do STF”, afirmou, fazendo referência à um possível projeto de lei que altere a legislação atual sobre aborto. Na lei em vigor, não há menções sobre casos de anencefalia.
A descriminalização do aborto de anencéfalos por parte do STF não autoriza a antecipação do parto automaticamente, apenas uniformiza as decisões dos juízes em tribunais de todo o país. Se uma gestante optar por retirar o feto ao saber que ele é anencéfalo, deverá entrar com uma ação na justiça para conseguir autorização.
A psicóloga clínica Marisa Lobo, que publicou artigo afirmando que o aborto pode causar danos psíquicos irreversíveis à gestante, se manifestou criticando a fala do relator Marco Aurélio Mello: “#Monstro ministro Aurélio Melo, disse que “não cabe impor às mulheres o sentimento de mera incubadora, ou melhor, caixões ambulantes”.
Um dos seguidores da psicóloga, Wendell de Carvalho, ironizou a decisão do STF: “@marisa_lobo não é verdade que pessoas sem cérebro vivem pouco tempo, algumas crescem e tomam decisões que prejudicam a muitos”.
O jornalista da revista Veja Reinaldo Azevedo comentou o voto do ministro Cezar Peluso, que foi contrário à descriminalização do aborto de anencéfalos. Católico, Azevedo classificou como “brilhante” a fala do ministro como “uma luz em favor da vida humana. Em favor do ‘viver, verbo intransitivo’”.
A ministra Cármen Lúcia, que votou a favor da descriminalização, declarou que esse julgamento foi um dos mais difíceis da história do tribunal: “Não é escolha fácil. É escolha trágica. É a escolha para continuar e não parar. É escolha do possível dentro de uma situação extremamente difícil. Por isso mesmo, é preciso que se saiba que todas as opções são de dor”, comentou.
O Ministério da Saúde informou que em todo o país, existem 65 hospitais preparados para o procedimento, e que em breve outros trinta serão qualificados para a antecipação terapêutica do parto de fetos anencéfalos, de acordo com informações do Jornal da Globo.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário