Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Jovem é suspenso de escola por usar camiseta com frase cristã

Jovem é suspenso de escola por usar camiseta com frase cristã
No Canadá, um jovem foi suspenso da escola onde estuda, na cidade de Chester Basin, por usar uma camiseta com uma frase cristã. A mensagem estampada faz referência à uma passagem da Bíblia, “A vida sem Jesus é um desperdício. Filipenses 3:8”. William Swinimer, de 19 anos, afirma que está sofrendo perseguição religiosa pelo fato de ser cristão e confessar publicamente sua fé.
Esta não seria a primeira vez que a Forest Heights Communitys School, escola de ensino médio onde o jovem estuda, teria suspenso William por motivos semelhantes, porém o rapaz diz que não irá parar de usar a camiseta.
A Associação Evangélica do Canadá classificou a ação da escola como “inapropriada”. “Era inadequado a escola a suspender o aluno. O estudante simplesmente exerceu seu direito à liberdade de expressão e de religião”, declarou Sonier, representante da associação. “As escolas e conselhos escolares parecem pensar que as escolas públicas devem ser uma zona livre de religião, mas isso não é certo. Na verdade, a Suprema Corte do Canadá deixou claro que as escolas devem ser um espaço inclusivo e acolhedor para todos”, complementou.
Nancy Pynch-Worthylake, superintendente educacional da província, explicou em entrevista ao jornal National Post, que o fato foi originado após a reclamação de alguns colegas de William, sobre a mensagem da camiseta. “Eu sei que estão dizendo por ai que, de alguma forma, nós não permitimos crenças religiosas na escola, algo que é totalmente falso”, “A questão é que outros alunos estão dizendo ter sentido que se tratava de uma crítica a suas crenças. Foi só isso o que aconteceu nesta situação”, citou Nancy.
O Centro de Fé e Vida Pública saiu em defesa do aluno, enviando uma carta aberta Superintendência Educacional da Província, denunciando o fato e dando respaldo jurídico para sua ilegalidade. Um trecho do documento cita que, “A menos que uma pessoa possa agir de forma não-prejudicial no diálogo público, inspirado por suas crenças religiosas, então não há liberdade religiosa”.
O pastor da Jesus the Good Shepherd, igreja onde William congrega, também se posicionou na defesa do jovem, “Não se trata de uma camiseta… mas é preciso defender que os nossos filhos e netos tenham o direito à liberdade de expressão e de religião.. Isso é algo que está sendo tirado em nossas escolas”, disse Pr. Varrick Day.
William também se mostrou obstinado em lutar pelos seus direitos, “Eu acredito que vale a pena me posicionar e defender não só os meus direitos religiosos, mas também meus direitos como cidadão”, disse o jovem.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário