Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

José do Egito, exemplo de Liderança (1ª Parte)


A narrativa bíblica sobre José do Egito, é bastante conhecida pelo povo cristão, e, bastante rica em dicas para liderança, senão vejamos.
A primeira coisa que chama atenção na vida de José, é o fato dos sonhos que ele tinha. Observe que os sonhos tidos, e, compartilhados com os familiares, não eram os sonhos pessoais de José, mas, os Sonhos de Deus. Veja que José sonhava os sonhos de Deus, e, não os próprios sonhos.
Um grande defeito de uma parte da liderança, é, sonhar os próprios sonhos, e, esquecer dos sonhos de Deus. Sonham com o “próprio” ministério, com o reconhecimento, com o crescimento à qualquer custo...Entretanto, esquecem de sonhar os sonhos de Deus, e, isso pode ter uma terrível consequência.
Quando sonhamos os sonhos de Deus, é Ele, Deus, que irá trabalhar para realizar, e, a glória é levada para Ele, não para o homem. Mas, quando sonhamos os sonhos de Deus, aqueles que tem sonhos próprios podem se levantar contra o sonhador de Deus.
Veja que toda a família de José era contra ele, apenas o pai de José, Jaco, compreendia que havia algo no sonho (ele guardava aquilo no coração).
Muitos tem medo de contar o sonho que Deus tem colocado no coração, mas, não devemos ter receio de compartilhar aquilo que Deus, através do E. S. tem nos falados, o que devemos fazer, é, saber para quem contar.
Jaco compreendeu que havia algo acontecendo, pois, ele mesmo já sonhou os sonhos de Deus anteriormente. Por isso, devemos compartilhar os sonhos com outros sonhadores, pois eles entendem o que há no coração de Deus.
Veja que o resultado de contar os sonhos para falsos sonhadores (aqueles que tem seus próprios sonhos), foi perseguição, inveja, trama, por isso, posso dizer que outra coisa que aprendemos com José é o fato de saber com quem irei compartilhar aquilo que Deus tem colocado em meu coração. Não posso escolher a pessoa simplesmente por que é uma amigo, veja, José contou para os seus irmãos, e, eles não eram as pessoas certas á ouvirem os sonhos de Deus para José.
Outra coisa que me chama atenção na vida de José, e, que os irmãos o invejavam e tramavam contra ele, pelos sonhos que contava, mas, também POR SUA PALAVRA.
Fiquei imaginando o que seria esse “POR USAS PALAVRAS”,  e, entendo que era o fato de José declarar aquilo que cria, aquilo que sabia que iria acontecer. Ficavam chateados, pois José declarava aquilo que ele era em Deus. Declarava as promessas de Deus em sua vida. E, quando fazemos isso: Sou um servo de Deus”, “Sou justo”, “Sou mais que vencedor”, “Tudo posso em Cristo”, “Sou cabeça, e, não cauda”... esse tipo de afirmação, quando ouvido por falos sonhadores, gera impaciência.
Devo destacar, por ser importante, que mesmo diante da inveja, impaciência, dos irmãos, José não deixou de sonhar, ou, muito menos de falar aquilo que cria que Deus tinha prometido, e, iria realizar.
Outra coisa que extrairmos da primeira fase da vida de José, é o fato de mesmo diante de tudo o que estava acontecendo, ele não reclamou, brigou, xingou, saiu na tv discutindo...Não, ele simplesmente não falou nada. Como posso afirmar isso.
a.       Em nenhum momento do texto bíblico, é falado que José brigou, xingou, reclamou, ou, outro fato parecido;
b.      Sabemos que José era uma figura profética de Cristo, e, tudo que aconteceu com José tipificada a vida de Jesus, e, este, Jesus, quando levado preso, açoitado, humilhada, desafiado, nada contra-atacou, por isso tenho convicção de que José fez o mesmo.
Agora, se isto estivesse acontecendo conosco, quantos já não teriam “virado a baiana”. Lembre-se, se você está realmente sonhado os sonhos de Deus, não se preocupe, Ele fará tudo para que o sonho Dele se realize.
Lembro de algumas vezes que algumas pessoas fizeram algo parecido, comigo, e, tramavam, mentiram, e tal... Lembro que até hoje, não corria para me defender, brigar, este tipo de coisa, apenas aguardei e confiei no Senhor, e, Ele resolveu tudo, mostrando a realidade de cada um. Glória a Deus por isso.
Existem muitos outros ensinamento que podemos extrair da vida de José, para nós que desejamos ser líderes segundo o coração de Deus, mas, não basta apenas ler, devemos querer por em pratica.

Samuel de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário