Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Santa Ceia do Senhor - parte 01


“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

1 Coríntios 11:23-26

A Santa Ceia realizada por milhares de cristãos espalhados pelo mundo, dentre outras coisas, é um marco para lembrarmos de tudo que Jesus fez por nós na cruz do calvário.
Países que passaram por guerras e venceram, erguem monumentos históricos para que as gerações futuras saibam que houve uma guerra, que eles venceram, e que por isso estão em uma nação livre. A Ceia também é um marco para lembrarmos do sacrifício de Cristo.
Observe que, muito mais do que relembrar o sacrifício, a ceia nos faz lembrar de tudo que Jesus conquistou na Cruz. Nós devemos participar da Ceia lembrando que hoje temos benefícios que foram alcançados por Jesus na Cruz. Devemos lembrar que estes benefícios estão disponíveis para cada um de nós, basta entendermos e crermos.
A vida abundante de Deus foi conquistada na Cruz para nós. A vestes foram lavadas pelo sangue derramado na cruz. O padrão de nova criatura foi alcançado mediante a morte no calvário. Tudo isso e muito mais, são benefícios que foram alcançados por Cristo, e que vivemos quando participamos da Ceia. Isso é participar com entendimento. Isto é discernir o corpo e o sangue de Cristo.

“Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.” 
1 Coríntios 11:29

Como e bebe indignamente, aquele que participa sem discernimento, ou seja, sem entendimento. Aquele que não entende o corpo e o sangue. Por isso, quando entendemos o que estamos fazendo e o significado espiritual da Ceia, participamos com entendimento, e por tanto, não entramos em condenação mas em vida plena.

Samuel de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário