Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Estudo da Semana para Grupo de Crescimento

ESTUDO DA SEMANA

O CEGO QUE ENXERGAVA Marcos 10.46-52

A GRAÇA DE DEUS EM CRISTO JESUS ESTÁ DISPONÍVEL PARA TODAS AS PESSOAS.
Você sabe o que é a Graça de Deus? Sabe para que ela serve? Muitos provavelmente darão a resposta padrão: “Graça é favor imerecido”, Mas que favor é esse? Romanos 3.24
Em que esse favor não merecido afeta a minha vida? Qual é esse favor que eu recebo sem merecer? Ora, o favor imerecido de que Paulo fala é a salvação sem merecimento. Sim, pela graça somos salvos sem merecer a salvação!
- No entanto, a manifestação da graça de Deus depende de certas CONDIÇÕES:
1.  QUE O HOMEM RECONHEÇA SUAS VERDADEIRAS NECESSIDADES:
 Naquela época do ano, todos os judeus maiores de 12 anos de idade que moraram num raio de 25 km de Jerusalém  eram obrigados a ir ao templo para celebrar a Páscoa. Bartimeu se instalou estrategicamente no caminho dos viajantes para lhes pedir esmolas, mas, quando Cristo lhe perguntou: "O que você quer que eu lhe faça?",  ele teve uma visão apurada de seu real problema e pediu: "Mestre, eu quero ver!". Ele vivia de esmolas porque era cego, não porque gostasse de ser um pedinte, por isso pediu para Jesus "eu quero ver",  mesmo sabendo que isso iria modificar completamente seu modo de vida. Nunca mais iria pedir esmolas, porque já não era mais cego. Mas era isso mesmo que ele queria uma completa mudança de vida. Uma cura para a causa de seus problemas. Muitas pessoas estão pedindo "esmolas" para Jesus, mas não querem realmente que Ele mexa na raiz dos seus problemas, pois isto poderia mudar seus modos de vida. Muitos querem alívio para as conseqüências dos seus pecados, mas não querem realmente deixar o pecado.
2.  QUE O HOMEM CREIA EM JESUS DE TODO O SEU CORAÇÃO E DECLARE SUA FÉ COM SEUS LÁBIOS:
A expressão "Filho de David" era um título messiânico. Todos os judeus o sabiam. Bartimeu era cego, mas podia "ver" que Jesus não era qualquer um. Ao chamar Jesus assim, Bartimeu estava dizendo: "Eu creio que Jesus é o messias prometido de Deus". Ele poderia até ser apedrejado por isso, mas não se intimidou, não se acovardou, não se calou diante de uma multidão. Ele creu em seu coração e com seus lábios declarou sua fé publicamente.
3.  QUE O HOMEM INVOQUE O NOME DE JESUS E CLAME POR SUA SALVAÇÃO:
Misericórdia é a junção de duas palavras: miséris + cordia (miséria + coração). Numa linguagem bem livre, podemos dizer que misericórdia significa: Olhar as misérias do outro com os olhos do coração. Esta frase tão curta, "Jesus, Filho de David, tem misericórdia de mim", revela o quanto Bartimeu podia enxergar:
- Bartimeu reconhece sua situação miserável. - Bartimeu crê em Jesus e faz sua pública declaração de fé.
- Bartimeu invoca o nome de Jesus.  - Bartimeu clama por sua salvação.
CONCLUSÃO: A graça de Deus em Cristo Jesus está disponível para todas as pessoas, mas sua manifestação depende de o homem reconhecer sua verdadeira condição e necessidades, crer de todo o coração que Jesus é o messias prometido de Deus, fazer sua pública declaração de fé, invocar o nome de Jesus e clamar por sua salvação.

PARA REFLETIR:
Um jovem estava para se formar. Já há muitos meses ele vinha admirando um lindo carro esporte. Sabendo que seu pai podia muito bem arcar com aquela despesa, ele disse ao pai que o carro era tudo o que ele desejava. Finalmente, na manhã da formatura, o pai o chamou e disse quão orgulhoso se sentia por ter um filho tão bom e disse a ele o quanto o amava. Então entregou ao filho uma caixa de presente, lindamente embalada. Curioso, o jovem abriu a caixa e encontrou uma Bíblia de capa de couro com o nome dele gravado em ouro. Irado, ele levantou a sua voz para o pai e disse: "Com todo o dinheiro que você tem você me dá uma Bíblia?" E saiu de casa. Muitos anos se passaram, e o jovem tornou-se um homem de sucesso nos negócios. Ele não via o pai desde o dia da formatura. recebeu um telegrama informando que seu pai havia falecido e deixado todas as suas posses em testamento para o filho. Ele precisava imediatamente ir à casa do pai e cuidar de tudo. Quando lá chegou, sentiu um misto de tristeza e arrependimento preencher o seu coração. Estava remexendo os documentos e papéis do pai quando viu a Bíblia, ainda nova, exatamente como ele havia deixado anos atrás. Com lágrimas, ele abriu a Bíblia e começou a virar as páginas. Seu pai havia sublinhado cuidadosamente o versículo de Mateus  7.11: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhes pedirem?" Enquanto lia, uma chave de carro caiu da Bíblia. Ela tinha uma etiqueta com o nome da revendedora, a mesma que tinha o carro esporte que ele tanto desejava.
Na etiqueta constava a data da formatura, e as palavras: Totalmente pago."

Quantas vezes nós perdemos as bênçãos de Deus porque elas não vêm "embaladas" como nós esperamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário