Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013

Resgate a Justiça - 2Reis 6:1-7




Esta passagem de 2Reis, conta a historia do machado que flutuou. Muito mais que contar o milagre, existe
uma mensagem de Deus para todos nós, dentro da entre linha destes versículos. Senão vejamos:




E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.
2 Reis 6:1

·         Devemos perceber inicialmente que o local aqui tratado era uma escola de profetas. Que a escola estava pequena demais para comportar todos os alunos com conforto, por isso iriam aumenta-la;

Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide.
E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.
E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.

2 Reis 6:2-4

·         Todos decidiram ir buscar no Jordão, as vigas para reformarem a habitação. (Jordão nos lembra do local do batismo de Cristo). Viga nesta passagem, falar de sustentação de estrutura. Lembrando que a casa é onde Deus agia;
·         Estava faltando estrutura naquela casa onde Deus agia. Igualmente, em muitos locais em que deveria ser casa de Deus, tem faltado estrutura;
·         Cada  um iria trazer uma viga, fala que todos temos uma função a executar para construir nossa habitação em Cristo;

E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.
2 Reis 6:5

·         O machado caiu na água. O machado é de ferro. Ferro é o mesmo material do cetro de Jesus (apo.19:15). Fala de equidade, justiça. Fala de fazer justiça com equidade;
·         Lembremos que aqueles profetas ouviam e transmitiam ao povo a voz de Deus. Eles deveriam falar com equidade. Fala também da igreja que prega o evangelho. O machado caiu, ou afundou, traz a ideia da perda da justiça para fazer a obra;
·         Enquanto derrubava o tronco. Pode falar que durante a preparação da moradia, vida cristã, o foco foi perdido, a justiça foi esquecida;
·         Muitos tem, durante a caminhada cristã, que até inicia correta, mas no decorrer do tempo, esquece do foco (cristo). Esquece da justiça de Deus, e passa a viver uma falsa justiça, que nada mais é que uma mentira;
E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.
2 Reis 6:6

·         Cortou o pau e lançou. Aqui fala da cruz de Cristo ou da morte de Cristo;
·         fez o ferro flutuar. Fala da ressureição de Jesus, que traz a justiça ao homem novamente;
·         observe que apenas após a cruz ou more e ressureição, existe a volta da justiça. A justiça renovada, está ligada intimamente com a morte (cruz). Sem ela não há justiça;

E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou
2 Reis 6:7


·         Fala que devemos ter uma atitude positiva de crê e receber de volta a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário