Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pensando sobre a bíblia #3






Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

Salmos 128:1-2



A palavra Bem-Aventurado, fala de felicidade, mas não qualquer tipo de felicidade, fala da felicidade verdadeira. Ora, se existe uma felicidade verdadeira, é porque existe a falsa.
Poderíamos pensar na falsa felicidade, como sendo aquela passageira. Estou feliz porque estou com os meus amigos, e logo depois, ela some. Ela é passageira, pois está assentada em algo errado. Que não traz felicidade de verdade, ou seja, é uma mentira.  
Podemos pensar na palavra bem-aventurado, como sendo um alguém que não é simplesmente uma pessoa feliz, não, ela é mais do que feliz, ou melhor, super-feliz. Isso se dá, dentre outras coisas, em virtude de que esta felicidade não está baseada em sentimento, mas, está baseado em algo que não muda, está passeada na palavra de Deus.
Observe que ele fale que podemos ser bem-aventurados, e uma das características deste tipo de pessoa, é que ela TEME AO SENHOR. Temer fala de admirar alguém de tal forma que eu passo a respeitar esse alguém. Temer ao Senhor pode ser caracterizado pelo meu respeito, ao passo que se eu desrespeito o Senhor, é sinal que não o temo.
Desrespeito alguém quando falo, penso ou ajo contra uma característica ou qualidade de alguém.  Já a palavra respeito, que vem do latim “respicere”, traz um significado bem interessante, significa ainda, olhar para trás. Traz a ideia de lembrar alguma coisa que alguém fez por mim, e que merece ser reconhecido, ou deve respeito por isso. É o exemplo de um filho, que respeita o pai por tudo que já alcançou do pai, em lembrança de tudo que recebeu de beneficio ou favor do pai.
“Anda nos seus caminhos” . andar, fala de atitude, fala de uma decisão que devemos tomar em relação as coisas de Deus. Ou eu quero e vou, ou não. Eu decido andar nos caminhos que Deus me mostrar. Eu decido seguir a estrada que ele me direcionar. Essas são duas características de uma pessoas  Bem-Aventurada.
Amanha continuamos no versículo 02.

Samuel de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário