Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Características básicas de um Líder (Parte 03)

Já conhecemos o tripé fundamental da liderança: Competência, Caráter e Ambição. Sendo que estamos visualizando a competência, onde já vimos a Competência Hard. Hoje iremos entender um pouco sobre Competência Soft, que está diretamente ligada a gestão de pessoas.
Para você entender melhor o que venha a ser a competência Soft, tenha essa definição em sua mente: “Liderar é juntar alma ao corpo, para uma atividade significativa e prazerosa”.
Para entender ainda sobre competência Soft, devemos saber que “pessoas não são controladas, elas são lideradas”.
Assim, podemos dividir competência Soft em 3 partes: Comunicação, Capacitação e Ambiência.
A comunicação, dentro da liderança, é uma ferramenta importantíssima. Mas devo ter o cuidado de achar que todo líder é deve também ser um grande orador. O grande segredo da comunicação é saber deixar claro o que você está pensando e sentido, no seu dia-a-dia. Além disso, e tão importante quanto o falar é o ouvir. Todo grande líder precisa saber ouvir, que nada mais é do que dar atenção aos outros.
A capacitação é outra parte dessa engrenagem chamada liderança. Todo grande líder chama para si a responsabilidade de capacitar os membros de sua equipe. Isso não quer dizer apenas pagar cursos para reciclagem do grupo, mas, envolve o investimento de tempo do próprio líder em treinar pessoalmente sua equipe.
“Quem deseja as coisas bem-feitas, não pede ninguém para fazer, ele mesmo tem que fazer”
Você com certeza já ouviu ou já falou essa frase. Quero te dizer que essa frase não pode ser dita por um líder. Essa não é frase de líder é frase de chefe. O líder, que deseja as coisas feitas no tempo certo e da forma correta, com máxima eficiência desejada, apenas precisa ensinar as pessoas a fazerem o que ele deseja. Assim, proponho mudar a frase anteriormente mencionada.
“Quem deseja as coisas bem-feitas, ensina as pessoas a fazerem primeiro, para depois pedi-las para fazer”.
Por fim, dentro da competência Soft, temos a ambiência, que como a própria palavra sugere, tem a ver com o local onde o grupo está inserido.
Ambiência é o encontro de dois ambientes em um só lugar, o ambiente físico e o psicológico.
O ambiente físico é dar ao grupo um ambiente favorável e agradável para a realização das tarefas. Tem a ver com as ferramentas necessárias. Já o ambiente psicológico, esse é bem mais importante, tem a ver com aquele clima de alegria, entusiasmo, superação. Seria a energia de animo que o grupo necessita para estar motivado para continuar caminhando.

Pronto, por hoje é só isso, mas amanha tem mais...iremos entender a segunda característica básica da liderança que é o caráter do líder...então até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário