Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Características Básicas de um líder (Parte 2)

Ontem vimos os três pilares básicos de uma liderança, quais sejam, Competência, Caráter e Ambição. A partir de hoje, iremos pensar um pouco sobre cada um desses pilares.
Ontem falamos, aqui no blog que, Competência é consiste na junção e coordenação de conhecimentos, atitudes e habilidades. Mas podemos, para entendermos melhor esse conceito, dividirmos a competência em duas espécies. Competência Hard e Competência Soft.
A competência Hard, está ligada a operação, a gestão propriamente dita. Competência Hard, é divida em duas partes, a primeira é o pensamento estratégico, que nada mais é do que a capacidade de pensar no futuro, e se preparar para realizar esse futuro.
Aqui resido um grande problema para líderes. Muitos pensam no futuro, tem sonhos ambiciosos, mas são incapazes de se organizar para realizar os projetos pensado. O segredo aqui é saber conciliar a situação presente (pessoas, estrutura...), com o futuro desejado.
A segunda parte da competência Hard é a visão sistêmica, ou visão do conjunto. Que é definida como a visão ampla, que prevê o futuro e a ligação entre cada departamento.
Neste ponto, o líder sabe a relevância de cada atividade, por mais simples que aparenta ser, para o objetivo final, para alcançar o propósito estabelecido. É saber que a função de um zelador, tem impacto na construção de uma grande empresa, assim como as decisões de seus acionistas.
E justamente aqui que reside uma grande caraterística de um grande líder. Um líder sabe dividir tarefas, mas o grande líder sabe transformar tarefas em causas, em uma missão.
Para compreender melhor, vou lhes contar uma história...
“Um jovens estava caminhando pela rua, quando viu uma fila do homens caminhando com pedras na cabeça. Então ele perguntou para um daqueles homens com pedras na cabeça: - o que você está fazendo. Ele responde. –Estou carregado pedras. O jovem esperou o próximo homem passar com pedras na cabeça e fez a mesma pergunta. – O que você está fazendo. E mais uma vez ouviu a mesma resposta. – Carregando pedras. O jovem insistiu mais uma vez, e perguntou para o próximo homem que surgiu com uma pedra na cabeça. – O que você está fazendo. Com um sorriso no rosto, respondeu – Construindo uma Catedral.”
Percebeu o segredo de um grande líder. Fazer com que as pessoas vejam nas atividades aparentemente simples, uma missão nobre pela qual vale a pena lutar.

Amanha iremos pensar um pouco sobre a competência Soft...
Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário