Páginas

sábado, 3 de outubro de 2015

Hebreus 12:1

No capítulo 11 de Hebreus encontramos o rol da fé; homens e mulheres que expressaram a fé, e por isso, encontraram testemunho; todos serviram de exemplo para gerações futuras.
Em Hebreus 12 o escritor inicia com:
Ø  Portanto” – isa palavra expressa a conclusão de um pensamento. O apostolo está dizendo, depois de falar tudo e de todos da fé, digo. É o mesmo de ‘desta forma’, ‘assim sendo’, ‘por isso’.
Ø  Nós também” – aqui ele nos inclui ao pensamento que vinha desenvolvendo, e, nos coloca no meio dos heróis da fé.
Após usar vários exemplos de fé, ele diz “portanto, nós também”; É como dizer por isso, pelo exemplo deles, NÓS TAMBÉM;
Ø  Que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas’ – essa nuvem de testemunha são os exemplos de fé que nos são mostrados; cada personagem bíblico é uma testemunha, um exemplo, um auxílio para nossa fé.
Estamos rodeados por eles, por esses exemplos.
Ø  deixando todo embaraço” – o pensamento continua. Por está vendo os testemunhos destes heróis da fé. Tenhamos força para:
·         deixar: Isso fala de largar, abandonar;
·         todo: fala de total, não apenas uma parte, mas o total;
·         embaraço: em outra versão traz a palavra PESO, que dá a ideia de algo que não devia está em nós; algo que me impede de andar livremente ou dificulta minha caminhada.
Aqui poderia ser as discursões filosóficas/teológicas que tem pesando tanto na vida de muitas pessoas, impedindo o crescer e o caminhar.
Ø  O pecado que tão perto nos rodeia” – Aqui encontramos o golpe central na doutra da “graça para pecar”. O texto é claro ao expor a necessidade de abandonar o pecado ou e não se envolver com ele. Já que está ao redor, como um inimigo a espreitar, esperando um deslize.
Ø  Corramos” – isso fala de atitude. Observamos que ele manda correr. Você já imaginou correr com pedras nos bolsos e ferro nas pernas? Isso tornaria difícil a corrida.
Certamente, antes de iniciar a corrida, seria retirado todos esses empecilhos. É justamente isso que o apostolo nos instrui. Corramos, mas, temos que tirar todo empecilhos, todo peso, todo pecado.
com paciência” – outra versão fala de perseverança. Está tradução é mais condizente com a ação de correr. Já que em uma corrida, deve haver, além da vontade de ganhar, força para não desistir. É isso que o texto nos tenta falar. Corra, mas seja persistente, não desista.

Ø  A carreira que nos é proposta” – isso fala que tipo de corrida devo correr; não poder ser qualquer corrida, mas aquela que nosso Rei nos confiou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário