Páginas

domingo, 22 de novembro de 2015

Lidando com as críticas - Parte 02

Primeira dica para receber crítica é: Compreenda a diferença entre a crítica construtiva e a destrutiva
É preciso aprender a interpretar a crítica. Ela é positiva e proporciona crescimento, ou é negativa e demolidora? Alguém já disse que a crítica construtiva é quando critico alguém, e a destrutiva é quando me criticam.
Para determinar o motivo por trás da confrontação, faça a sim mesmo algumas perguntas. Em primeiro lugar, com que espírito a crítica foi feita? Veja além das palavras e identifique a motivação. A crítica reflete uma atitude gentil ou um tipo de julgamento? Se a atitude de seu crítico é gentil, descanse com a certeza de que a crítica foi feita com intenção construtiva.
Segundo: quando a crítica foi feita? Períodos de confrontação devem ser enfrentados em privacidade, e não diante de todos. Se uma pessoa faz crítica pública a outra, tenha certeza de que a intenção não é a melhor. Ela está disposta a destruir, e não a construir.

A terceira pergunta é: qual o motivo dessa crítica? Essa questão tema ver com a atitude do crítico. A crítica é para benefício e crescimento pessoal ou só foi feita para magoar? Às vezes, quem passa por dificuldades e problemas lidera com os outros de maneira negativa e crítica.

Extraído do livro de John Maxwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário