Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Liderança - parte 03

Segundo ponto importante na vida de um líder Carismático, é ter AÇÃO, que em resumo é a capacidade de fazer as coisas acontecerem.
Se podermos pensar um pouco na vida de um líder carismático que está próximo de nós, iremos observar que sempre tem alguma coisa empolgante acontecendo ao redor dele ou com ele. Primeiro porque ele não fica acomodado, e por isso não aceita a monotonia. 
Grandes líderes sempre terão grandes seguidores, mas só terão grandes seguidores, se conseguirem que esses liderados se interessem pelo que ele tem a dizer e fazer. Por isso o líder precisa desenvolver sua criatividade e autoconfiança. 
Criatividade para saber dizer as coisas mais simples, aqueles que todos já sabem, e que todos já falam, mas de maneira fora do comum. O líder tenta aquilo que todos os outros já tentaram fazer, e ainda ouvi, "já fizeram isso antes, e não deu certo". Ele tenta fazer a mesma coisa que todo mundo já tentou antes, e consegue, parece mágica (mas não é). É saber falar de forma que todos entendam e recebam a mensagem em suas almas e não apenas em seus ouvidos.
Sou líder de um igreja onde eu e minha esposa servimos 130 pessoas. Estamos a quase dois anos, e sempre foi difícil para quem passou por lá, levar as pessoas a, por exemplo, evangelizar outras pessoas, mesmo os vizinhos.
Comecei a falar dia a pois dia sobre o que é evangelizar, depois falei sobre o porque evangelizar. Entretanto, para quem nunca fez, parece algo do outro mundo, o que fazer? O que dizer? Onde ir? 
Pensando nisso, desenvolvi ideias para fazer, sem falar. Comecei a mostrar para os irmãos da igreja ideias simples que poderiam ser feitas com conjunto ou de forma individual. Marquei o dia, e foi surpreendente. várias pessoas responderam de forma positiva. 
Hoje, esse ponto é algo que ainda trabalhamos, mas não para iniciar mas para manter a chama acesa.
Outra coisa que fez com que essa ideia desse certo foi a autoconfiança. Eu mostrava para todos que era fácil...que iria da certo...que as pessoas iriam gostar.
Para finalizar o pensamento de hoje. 
De nada adiantam você ser criativo ao passar a ideia, demonstrar autoconfiança e entregar uma tarefa quase impossível de gerar um resultado positivo. Por exemplo.
Se eu estivesse ensinado meu filho de 1 ano a chutar uma bola, e conseguisse transmitir uma boa impressão sobre a brincadeira (criatividade), conseguisse mostrar uns tipos de chutes para ele (autoconfiança). mas desse a ele uma bola oficial, pesada e exigisse que ele fizesse dribles iguais ao do Neymar Jr.? Certamente ele não conseguiria, pois ainda estava aprendendo, e ficaria frustrado e quem sabe eu estava acabando de encerra a carreira de atleta de meu filho.
A mesma coisa ocorreu com o evangelismo, falei, expliquei, mostrei, mas na hora da prática escolhi algo que qualquer um poderia fazer com sucesso. Isso gerou neles confiança, alegria e prazer para próxima vez.
Pois bem, por hoje é só...amanha tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário