Páginas

sábado, 5 de dezembro de 2015

Lidando com as críticas - parte 08

A Dica de hoje, sobre como fazer crítica é: Seja específico
Quando se entra em confrontação, é preciso ser explícito, ainda que diplomático. Diga exatamente o que quer dizer e dê exemplos que reforcem seu ponto de vista.
Já tive um membro de minha equipe que enfrentava grande dificuldade quando precisava entrar em confrontações: ele detestava fazer as pessoas encarar as áreas em que precisavam mudar. Numa ocasião, em especial, eu o orientei. Ele ensaiava comigo tudo o que deveria dizer. Depois da confrontação, perguntava a ele como havia saído. Ele me assegurava de que tudo correra bem e não havia mais problemas. Na verdade, ele dizia que as pessoas nem sequer o haviam questionado.
Naquele momento, eu sabia que alguma coisa estava errada. Consenso total não é uma reação normal à confrontação honesta. Dois Dias depois, a verdade veio à tona. Uma das pessoas envolvidas disse-me: “Passamos quinze minutos com o pastor Fulano, mas não tínhamos a menor ideia do que ele queria nos dizer”. O pastor passou meia hora rodeando a questão sem encaminhá-la de fato. Teria sido melhor se nem houvesse tentado interferir.
Se não é possível ser específico, não  entre em confrontação. As pessoas podem dizer que você está patinando num assunto, e com isso perderão o respeito.
Amanha tem mais.....

Extraído do livro A arte de Influenciar pessoas, de John Maxwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário