Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Lidando com a crítica - parte 07

Até o momento, temos visto como receber críticas, mas, que tal paramos para aprendermos como fazer críticas. Isso mesmo, além de precisar receber críticas, todos nós também fazemos críticas diárias.
Ninguém gosta de receber críticas ácidas e maldosas, então não podemos fazer críticas da forma que não gostamos de receber.
A dica de hoje é: O que está lhe motivando para fazer essa crítica
Sempre que é preciso fazer uma crítica, na família, empresa ou igreja, o objetivo deve ser buscar ajudar, melhorar, crescer, nunca de humilhar. Então, para evitar que esse tipo de coisa ocorra, é bom analisar o real motivo que está me levando a fazer esta crítica.
Primeiro, existe alguma questão pessoal envolvida na minha crítica?
Se eu estou trazendo para crítica um tom de vingança, me aproveitando para ‘descontar’ algo que foi feito contra minha pessoa, então devo para a minha crítica e reanalisar meu coração.
Segundo, estou criticando para derrubar a imagem de alguém e promover a minha?
Não tão raro, as pessoas fazem críticas destrutivas com a intenção exclusiva de se alto promoverem. Elas buscam uma forma de promoção pessoal, então como não possuem habilidades nem qualquer qualidade para crescerem, restam-lhes a crítica ferrenha como trampolim profissional ou pessoal.
Essa seria a forma mais baixa de alto promoção. Tentar subir destruindo a imagem das pessoas.
Terceiro, eu fico feliz ou triste quando faço críticas.
Esse ponto é relevante, pois mostra o coração do crítico. Quando eu realizo uma crítica, fico feliz ou ‘triste’. Isso é um termômetro para o meu caráter como líder e pessoa. Se a alegria enche meu coração ao fazer críticas aos outros, então devo pesar meu coração e reavaliar meu caráter. Se fico triste ao ter que criticar alguém, então provavelmente estou no caminho correto para fazer críticas.

Amanha vamos ver outra dica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário